sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Título: Minhas Vidas Passadas (a limpo)
Autor: Mario Prata
Editora: Globo
Ano: 1998
Comprar: Nos seguintes sites: Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha

Resenha:

Se é ficção ou não, não posso garantir, mas é divertidíssimo. Principalmente os diálogos curtinhos, infelizmente, que o Mario Prata tem com o Fernando, que é psicanalista e argentino. Outras passagens hilárias, outra vez curtíssimas, que o autor tem com o pai e os amigos. Mas faz sentido, pois o livro é sobre as vidas passadas do autor, como:

Ana de Betania, meiga irmã de Lázaro, aquele que Jesus ressuscitou, e de Marta e Maria. Ela tinha uma espécie de taberna com adega de vinhos.

Gemma di Maneto Donati, esposa de Dante Alighieri, de boa família, da nobreza. Jamais suportou o amor do marido pela falecida Beatrice Portinari.

Johnny, uma bicha louquíssima, e finérrima, da corte inglesa por volta de 1400. Dava aula de etiqueta e cortesia na corte, além de ser exímio costureiro.

Anhangá, índio brasileiro, que teve a sorte de estar na praia quando chegaram as caravelas, presenciando assim, o descobrimento do Brasil.

Frei Henriquinho, da ordem dos capuchos, se masturbava o dia todo. Mas sentia culpa o tempo inteiro. Até que vem para o Brasil. Eheheheh....

Georgette, prostituta francesa, amante de Henri-Marie de Toulouse. O pintor dos famosos cartazes dos espetáculos parisienses. 

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

Ficção de Mario Prata?


Durante seis meses, o Autor submeteu-se à terapia de regressão com o psiquiatra e psicanalista professor doutor Leonardo Ramos. Neste livro ele narra seis de suas doze vidas passadas desde a época de Cristo até os nossos dias. Foram elas: Ana de Betania, maia irmã de Lázaro, aquele que viria a ser ressuscitado por Jesus Cristo; Gemma, sofrida esposa de Dante Alighieri, viveu em Florença, Itália, no início do século XIV; Johnny, elegante homessexual assumido da corte inglesa, no final do mesmo século; Anhangá, curioso índio brasileiro que estava presente no dia do descobrimento do Brasil; Frei Henriquinho, capuchinho português do século XVI, libidinoso, um dos primeiros a descobrir o tropicalismo brasileiro; Georgette, deslumbrante prostituta manca, dançarina, amante e modelo de Toulouse-Lautrec no final do século passado.



Sinopse:

Na capa deste livro, o autor faz questão de afirmar que esta obra é de ficção. Ficção de Mario Prata? Que me perdoe o meu ex-paciente - e hoje meu amigo. Acompanhei todos os seus passos em vidas passadas. Mas ele - e deve ter os seus motivos - insiste em afirmar que tudo o que lerão nestas páginas saiu da cabeça dele.

Sim, saiu, mas através da regressão para mais de dez pessoas que ele já foi. E, não sei bem por quê, ele deixa quatro de suas vidas passadas de lado e só apresenta os personagens bonzinhos, de bom caráter. Por que não falou das estripulias do garoto João Pedro, que ele foi - morreu com 10 anos - na corte de Dom João VI no Brasil? Por que não falou do Buck Silver, fiel escudeiro do Buffalo Bill, sanguinário no Velho Oeste? E quando ele foi filho bastardo da dona Beja, no Araxá? E tem mais, muito mais. Quem sabe, num próximo livro, ele seja mais corajoso?

Por enquanto, fique com Ana, Gemma, Johnny, Anhangá, Frei Henriquinho e Georgette. Ah, Georgette! Velhas e velhos mariopratas por quem fiquei apaixonado. Como espero que você também fique, Só que tem que comprar o livro, pois mais não digo.

Leonardo Ramos
Psiquiatra e psicanalista 



Obs.: Há uma edição mais recente, com mais dois novos "personagens", infelizmente ainda não os tenho, pois só fiquei sabendo da nova edição quando fiz a pesquisa para saber onde comprar o livro. Todo livro que resenho, procuro saber onde o leitor pode compra-lo, caso se interesse.  

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger