segunda-feira, 18 de julho de 2016
Título original: As Meninas
Autor: Lygia Fagundes Telles
Editora: Círculo do Livro
Ano: 1989
Comprar: Nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha


Resenha:

Belíssimo texto desta maravilhosa autora, de uma forma poética e em alguns momentos de forma ingênua, Lygia faz severas críticas ao poder vigente no país na década de 70, ou seja, a ditadura militar.

A história se passa num pensionato de freiras em São Paulo, onde três jovens universitárias, muito diferente entre si, mas amigas e confidentes, vivem o período mais conturbando de suas existências. A narrativa mistura o ponto de vista das meninas com a narração em terceira pessoa.

Vamos, as meninas:

Ana Clara é linda, mas teve uma infância traumática, vive na corda bamba, usa drogas e se divide entre o noivo rico e o amante traficante.

Lorena é virgem, idealiza muito, tem veia artística principalmente voltada para literatura. Faz parte de uma família tradicional, mas é rebelde e namora um homem casado.

Lia, personagem mais difícil na minha opinião, vive num conflito diário em relação a tudo: suas origens, seus pais, seu namorado e principalmente com o regime ditatorial. Ela é militante de um grupo de esquerda armado, sofre pelo namorado preso.

O texto é lindo, as meninas estão em buscas de si mesmo, apesar do momento perturbador e ao mesmo tempo encantador e emocionante. A narrativa em alguns momentos nos machuca por ser tão direta e clara, é um período onde ninguém tem controle sobre nada, tudo é imprevisto, então elas de alguma forma tentam se proteger de um futuro incerto.

BELÍSSIMO!!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!!



Contra Capa:

Eram os agitados anos setenta.... Elas adoravam os Beatles, Jimi Hendrix e Chico Buarque. Participavam do Movimento Estudantil, enfrentavam a repressão, sonhavam em mudar o país. Mas, sobretudo, queriam amar e ser felizes!



Sinopse:

Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, As meninas relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares. 

Três universitárias compartilham com algumas freiras um pensionato em São Paulo. Ana Clara gosta de um traficante e vive drogada. Lia briga contra o regime. Lorena, filhinha de papai, ajuda as outras duas com dinheiro. Lia se envolve com Miguel, que é preso e trocado por um diplomata. Sem ligar para a política ou as drogas, Lorena se apaixona por um médico casado e pai de cinco filhos. 

Um enorme espaço separa o universo das pensionistas e seus dramas das religiosas, que se apavoram com a liberdade das três moças. Cada uma das personagens é um poço de conflitos e monólogos interiores que vêm à tona através das confidências íntimas de cada uma e que se ligam à miséria política e cultural da época. 

O texto de Lygia Fagundes Telles não cai na vulgaridade, não se banaliza apesar do tema. A linguagem é coloquial e expressiva e os diálogos abandonam as conveniências formais. As meninas de Lygia são, afinal, as jovens do nosso tempo, saídas da adolescência e ingressando na plenitude da mocidade. Nada mais atual. Apontada pela crítica como um sucesso absoluto, As meninas é uma obra que resultou do esforço de três anos de trabalho dessa autora perseverante, que valoriza a palavra e mostra, através de seus textos, a luta de todos nós em defesa da liberdade.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email