segunda-feira, 18 de julho de 2016
Título original: As Meninas
Autor: Lygia Fagundes Telles
Editora: Círculo do Livro
Ano: 1989
Comprar: Nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha


Resenha:

Belíssimo texto desta maravilhosa autora, de uma forma poética e em alguns momentos de forma ingênua, Lygia faz severas críticas ao poder vigente no país na década de 70, ou seja, a ditadura militar.

A história se passa num pensionato de freiras em São Paulo, onde três jovens universitárias, muito diferente entre si, mas amigas e confidentes, vivem o período mais conturbando de suas existências. A narrativa mistura o ponto de vista das meninas com a narração em terceira pessoa.

Vamos, as meninas:

Ana Clara é linda, mas teve uma infância traumática, vive na corda bamba, usa drogas e se divide entre o noivo rico e o amante traficante.

Lorena é virgem, idealiza muito, tem veia artística principalmente voltada para literatura. Faz parte de uma família tradicional, mas é rebelde e namora um homem casado.

Lia, personagem mais difícil na minha opinião, vive num conflito diário em relação a tudo: suas origens, seus pais, seu namorado e principalmente com o regime ditatorial. Ela é militante de um grupo de esquerda armado, sofre pelo namorado preso.

O texto é lindo, as meninas estão em buscas de si mesmo, apesar do momento perturbador e ao mesmo tempo encantador e emocionante. A narrativa em alguns momentos nos machuca por ser tão direta e clara, é um período onde ninguém tem controle sobre nada, tudo é imprevisto, então elas de alguma forma tentam se proteger de um futuro incerto.

BELÍSSIMO!!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!!



Contra Capa:

Eram os agitados anos setenta.... Elas adoravam os Beatles, Jimi Hendrix e Chico Buarque. Participavam do Movimento Estudantil, enfrentavam a repressão, sonhavam em mudar o país. Mas, sobretudo, queriam amar e ser felizes!



Sinopse:

Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, As meninas relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares. 

Três universitárias compartilham com algumas freiras um pensionato em São Paulo. Ana Clara gosta de um traficante e vive drogada. Lia briga contra o regime. Lorena, filhinha de papai, ajuda as outras duas com dinheiro. Lia se envolve com Miguel, que é preso e trocado por um diplomata. Sem ligar para a política ou as drogas, Lorena se apaixona por um médico casado e pai de cinco filhos. 

Um enorme espaço separa o universo das pensionistas e seus dramas das religiosas, que se apavoram com a liberdade das três moças. Cada uma das personagens é um poço de conflitos e monólogos interiores que vêm à tona através das confidências íntimas de cada uma e que se ligam à miséria política e cultural da época. 

O texto de Lygia Fagundes Telles não cai na vulgaridade, não se banaliza apesar do tema. A linguagem é coloquial e expressiva e os diálogos abandonam as conveniências formais. As meninas de Lygia são, afinal, as jovens do nosso tempo, saídas da adolescência e ingressando na plenitude da mocidade. Nada mais atual. Apontada pela crítica como um sucesso absoluto, As meninas é uma obra que resultou do esforço de três anos de trabalho dessa autora perseverante, que valoriza a palavra e mostra, através de seus textos, a luta de todos nós em defesa da liberdade.

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger