domingo, 16 de dezembro de 2018
Título original: The Dark Side Of The Moon: The Making Of The Pink Floyd Masterpiece.
Título: The Dark Side Of The Moon: Os Bastidores da Obra-Prima do Pink Floyd. 
Autor: John Harris
Tradução: Roberto Muggiati
Apêndice: Nós e Eles: a vida depois de The Dark  Side Of The Moon.
Editora: Zahar
Ano: 2006
Comprar: Nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha



Resenha:

Não sou fã número um do álbum The Dark Side Of The Moon, prefiro The Wall pois fez parte considerável da minha vida na década de 90 quando fui apresentada a deste disco duplo, amo a guitarra e o vocal, mas não é sobre The Wall que está resenha se trata.

Para variar tinha que esperar a minha mãe no Sesc, por isso aproveitei e passei na biblioteca para pegar um livro já havia lido, mas queria reler alguns trechos para complementar uma outra resenha, mas na estante procurando o tal livro, me deparo com aquela capa fantástica do livro do John Harris, pronto ferrou. Não resisti tive que pegar o tal The Dark Side e levar pra casa.

O que mais gostei e por isso dou os meus parabéns para o autor, John Harris, por ter sido feliz em nos proporcionar um panorama amplo da vida do Pink Floyd antes do The Dark Side, principalmente começando nos meados de 1967 e ficando em Syd Barret, cantor, guitarrista e principal compositor do Pink Floyd. Fica evidente que a banda dependia total e exclusivamente de Syd. (Convenhamos todo Syd que ficou famoso na história do rock ou punk sempre pira totalmente, infelizmente as drogas acabaram com várias figuras interessantíssima da música, uma pena.)

Mas o uso constante de drogas por parte de Syd, principalmente o uso de ácido, levou o jovem e brilhante rapaz a manifestar mudanças crônicas de humor, que o deixavam em crises de raiva ou violência ocasionais e por fim períodos catatônicos.

Obviamente depois de algum tempo Syd não conseguia tocar guitarra, então David Gilmour entrou na banda, mas fica evidente que Syd não tinha condições de mais nada, mas os integrantes da banda insistiam, porque havia o medo que com a saída de Syd a banda que já tinha uma certa reputação acabasse.

No fim Roger Waters, Nick Mason, Rick Wright e David Gilmour não tiveram outra opção senão continuar sem Syd. E é neste momento que as personalidades começam se aflorar, mas eles tentaram com sucesso não criar conflito entre eles para permanecerem juntos, pois eram quatro homens inteligentes e foram capazes, segundo os especialistas, de criar um álbum genial como "The Dark Side Of The Moon".

Apesar de toda descrição de como o álbum foi concebido, e de todas as maravilhas que estes garotos da Universidade de Cambridge, sensíveis músicos e de outras formações, fico triste que com todo o sucesso e dinheiro... Waters e Gilmour tenham se perdido e frustrados seus fãs, tudo por causa de seus respectivos egos e assim deixaram de fazer musicas maravilhosas e fantásticas pelo Rock e pela música. 

Só para finalizar, o livro é ótimo não só para quem é fã da banda, mas principalmente para quem gosta de música, do rock e de bandas inglesas.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

O que há em "The Dark Side Of The Moon" que explique seus recordes espantosos? Muita gente já tentou elucidar o mistério do sucesso desse fantástico álbum. Seria a coragem de encarar temas como loucura, morte, dinheiro e a uniformização promovida pela sociedade capitalista? Ou a ousadia de inovar na montagem sonora, com efeitos até então inimagináveis em um disco? Ou tudo isso junto? 

Este livro desvenda os bastidores da obra-prima do Pink Floyd, divulgando em primeira mão uma série de entrevistas com os integrantes da banda e as pessoas que trabalharam na produção do álbum. Uma sequência de fotos inéditas enriquece a edição. 

"Belamente ilustrado, um relato fascinante da criação do álbum que representa a quintessência dos anos 1970." Mojo

"Cheia de tiradas, insight e num estilo vivaz, a análise que John Harris faz do álbum ... é tudo que um fã do Pink Floyd poderia desejar. ... Leitura indispensável, emocionante para qualquer pessoa que queira compreender esse álbum fantástico e duradouro." American Songwriter


THE DARK SIDE OF THE MOON

Obra-Prima do Pink Floyd. 724 semanas entre
os 200 discos mais vendidos do mundo. 
Vendeu 30 milhões de cópias no 
mundo todo. No Brasil, 400 
mil cópias do CD. Ainda 
hoje vende 250 mil 
exemplares 
a cada
ano



Sinopse:

Em meados dos anos 1960, grande número de jovens londrinos se uniu num movimento que ficou conhecido como "underground". Uma rede de pessoas criativas sintonizava-se numa variedade de alternativas culturais, como a revolução sexual e o florescente consumo de drogas. Importante também era a influência vinda dos Estados Unidos, com a contracultura da Costa Oeste, os beats e Bob Dylan, radicalizados na oposição à Guerra do Vietnã.

A música era a forma privilegiada de comunicação dessa juventude, e os grupos de rock encarregavam-se de criar os eventos coletivos necessários à cristalização de uma nova cultura urbana. No início da década, entro grande contingente de bandas existente, poucas conseguiram romper as barreiras regionais e atingir as paradas de sucesso. O Pink Floyd foi uma delas.

O grupo nasceu em Cambridge, reunindo jovens universitários sensíveis vindo de outras formações musicais. A partir de meados dos anos 1960, deslanchou para o primeiro álbum, "The Piper at the Gates of Down", logo seguido de outros.

No começo da década de 1970, com um público sedimentado, a banda passaria por uma radical transformação, com a saída de seu líder e principal compositor, Syd Barret, imoderado consumidor de drogas. Tudo indicava que o Pink Floyd tinha seus dias contados.

É nesse ponto da história que começa o brilhante livro do jornalista John Harris. Munido de farto material iconográfico e de entrevistas com todos os integrantes da banda e a equipe de produção, Harris conta aqui como foi possível, em meio a um ambiente de colapso criativo, produzir "The Dark Side Of The Moon" - o álbum mais importante do grupo, um dos mais aclamados de todos os tempos, aquele cuja permanência no gosto do público ainda constitui um mistério.

A superação da saída de Barret; o ambiente no estúdio; a integração das canções para formar um todo homogêneo; os truques tecnológicos para criar sons até então inimagináveis; a sensibilidade para resumir os sentimentos da juventude; tudo isso e a incrível universalidade dos temas abordados dos temas abordados constituem a matéria desse livro - que fornece ao leitor a chave do mistério de "The Dark Side Of The Moon".

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger