sexta-feira, 12 de junho de 2015
Título original: Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek
Título: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken 
Autores: Jostein Gaarder & Klaus Hagerup
Tradução: Sonali Bertuol 
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 2008
Comprar: Nos seguintes sites: Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Amazon


Resenha:

Apesar de ser classificado como literatura infanto-juvenil e literatura norueguesa, acho que posso dizer que não há distinção de idade, pode ser lido por todos. 

Já de início é possível ficar encantado com Nils, figuraça e sua prima Berit. E suas correspondências. A forma que eles resolveram se comunicar "um diário" é fora do comum se pensarmos na Internet e WhatsApp. Mas ainda há pessoas que se comunicam assim.

E o que era para se tornar apenas troca de correspondência entre primos, virou uma investigação, com muitas situações suspeitas e mistérios. Além disso, nossos queridos heróis vão descobrir a história dos livros e das bibliotecas. 

Para quem, como eu, ama os livros e tem uma mini-biblioteca em casa, está história é simplesmente emocionantes. Porque este texto com certeza é uma profunda declaração de amor aos livros.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

Havia alguma coisa estranha naquela mulher que o garoto Nils encontrou numa livraria, quando comprava um diário para iniciar uma correspondência com a prima Berit. A mulher, uma certa Bibbi Bokken, vagava diante das estantes numa espécie de transe, olhando-as com água na boca, como se os livros fossem de chocolate ou de marzipã. Quando Nils foi pagar a conta, a mulher ofereceu uma contribuição - e o garoto ficou com aquela cena incomum na cabeça.

Os dois primos decidiram investigar quem era a tal mulher e o porquê de suas atitudes suspeitas - as duas perguntas básicas de uma boa história de detetives. Ficaram sabendo que ela morava em Fjaerland, a cidade de Berit, onde os dois haviam passado as últimas férias. E, nessa investigação, acabam conhecendo a história dos livros, das bibliotecas e do fascínio que eles exercem sobre as pessoas há séculos.

Muitas histórias entram neste livro divertido e múltiplo, que pode ser lido como trama policial, narrativa histórica ou novela epistolar - mas, sobretudo, como uma declaração de amor aos livros e à palavra escrita.



Sinopse:

Os livros contam muitas histórias - mas você sabia que eles têm uma história própria? O primeiro livro foi inventado há mais de quinhentos anos, e não era muito diferente deste que você tem em mãos. Foi para contar a história desse objeto tão especial que Jostein Gaarder - o aclamado autor de O Mundo de Sofia - e Klaus Hagerup decidiram escrever um. E, como não poderia deixar de ser, contam também uma outra história, muito divertida: a de Nils e sua prima Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega e decidem iniciar uma correspondência que acaba virando... um livro.

Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha de interior onde ela vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício da aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno, desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit: assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse "livro de cartas" que viaja pelo correio de lá para cá e de cá para lá.

É justamente aí que começa o mistério. Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por acaso, ela mora na mesma cidadezinha que Berit, e a menina, ouvindo o caso contado pelo primo, resolve investigá-la. Assim, principia a correspondência um tanto secreta entre os dois. Quem seria essa tal de Bibbi? E que história era aquela, sobre o dono de um sebo em Roma que colecionava livros ainda não escritos? É isso o que Berit quer saber em sua primeira carta a Nils. Trata-se de um caso e tanto para a mais nova dupla de detetives na praça: Nils & Berit.

Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e suas histórias, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas, explicados numa trama de detetives recheada de suspense e aventura. E é assim que os dois autores celebram este objeto "mágico", que mudou a história da humanidade e também a vida de muita gente como você: o bok.

Bok? Bom, talvez seja uma palavra norueguesa...

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email