sexta-feira, 12 de junho de 2015
Título original: Bibbi Bokkens Magiske Bibliotek
Título: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken 
Autores: Jostein Gaarder & Klaus Hagerup
Tradução: Sonali Bertuol 
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 2008
Comprar: Nos seguintes sites: Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Amazon


Resenha:

Apesar de ser classificado como literatura infanto-juvenil e literatura norueguesa, acho que posso dizer que não há distinção de idade, pode ser lido por todos. 

Já de início é possível ficar encantado com Nils, figuraça e sua prima Berit. E suas correspondências. A forma que eles resolveram se comunicar "um diário" é fora do comum se pensarmos na Internet e WhatsApp. Mas ainda há pessoas que se comunicam assim.

E o que era para se tornar apenas troca de correspondência entre primos, virou uma investigação, com muitas situações suspeitas e mistérios. Além disso, nossos queridos heróis vão descobrir a história dos livros e das bibliotecas. 

Para quem, como eu, ama os livros e tem uma mini-biblioteca em casa, está história é simplesmente emocionantes. Porque este texto com certeza é uma profunda declaração de amor aos livros.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

Havia alguma coisa estranha naquela mulher que o garoto Nils encontrou numa livraria, quando comprava um diário para iniciar uma correspondência com a prima Berit. A mulher, uma certa Bibbi Bokken, vagava diante das estantes numa espécie de transe, olhando-as com água na boca, como se os livros fossem de chocolate ou de marzipã. Quando Nils foi pagar a conta, a mulher ofereceu uma contribuição - e o garoto ficou com aquela cena incomum na cabeça.

Os dois primos decidiram investigar quem era a tal mulher e o porquê de suas atitudes suspeitas - as duas perguntas básicas de uma boa história de detetives. Ficaram sabendo que ela morava em Fjaerland, a cidade de Berit, onde os dois haviam passado as últimas férias. E, nessa investigação, acabam conhecendo a história dos livros, das bibliotecas e do fascínio que eles exercem sobre as pessoas há séculos.

Muitas histórias entram neste livro divertido e múltiplo, que pode ser lido como trama policial, narrativa histórica ou novela epistolar - mas, sobretudo, como uma declaração de amor aos livros e à palavra escrita.



Sinopse:

Os livros contam muitas histórias - mas você sabia que eles têm uma história própria? O primeiro livro foi inventado há mais de quinhentos anos, e não era muito diferente deste que você tem em mãos. Foi para contar a história desse objeto tão especial que Jostein Gaarder - o aclamado autor de O Mundo de Sofia - e Klaus Hagerup decidiram escrever um. E, como não poderia deixar de ser, contam também uma outra história, muito divertida: a de Nils e sua prima Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega e decidem iniciar uma correspondência que acaba virando... um livro.

Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha de interior onde ela vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício da aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno, desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit: assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse "livro de cartas" que viaja pelo correio de lá para cá e de cá para lá.

É justamente aí que começa o mistério. Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por acaso, ela mora na mesma cidadezinha que Berit, e a menina, ouvindo o caso contado pelo primo, resolve investigá-la. Assim, principia a correspondência um tanto secreta entre os dois. Quem seria essa tal de Bibbi? E que história era aquela, sobre o dono de um sebo em Roma que colecionava livros ainda não escritos? É isso o que Berit quer saber em sua primeira carta a Nils. Trata-se de um caso e tanto para a mais nova dupla de detetives na praça: Nils & Berit.

Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e suas histórias, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas, explicados numa trama de detetives recheada de suspense e aventura. E é assim que os dois autores celebram este objeto "mágico", que mudou a história da humanidade e também a vida de muita gente como você: o bok.

Bok? Bom, talvez seja uma palavra norueguesa...

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger