quinta-feira, 30 de junho de 2016
Título original: Debret em Viagem Histórica e Quadrinhesca ao Brasil
Autor: Spacca
Editora: Cia das Letras
Ano: 2006
Comprar: Nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha


Resenha:

Para quem gosta de quadrinhos, história e pintura vai amar este livro, produzido pelo fantástico Spacca. O cartunista gosta muito de misturar História com quadrinhos e o faz com muita propriedade e talento.

Neste livro temos a História em quadrinhos da vinda ao Brasil do renomado pintor francês Jean-Baptiste Debret, que chegou ao Rio de Janeiro em 1816 e permaneceu no país até 1831. 

Durante sua estada no Brasil, Debret retratou a corte portuguesa que estava aqui no Brasil, pois havia fugido de Portugal por causa de Napoleão, além da corte o pintor ainda retratou diversos personagens da sociedade brasileira e grandes características da população carioca da época.

Durante os 15 anos que Debret permaneceu no país é indiscutível seu fascínio e amor pelo nosso Brasil, mas também fica perceptível sua saudade da França. 

É uma pena que não tenha permanecido por mais tempo, tenho certeza que o pintor teria colaborado ainda mais para a Belas Artes Brasileira. Grande Debret!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

Em 26 de março de 1816 chega ao Rio de Janeiro o brigue americano "Calpe", trazendo um grupo de artistas franceses filiados a Napoleão, recém deposto do poder. Entre eles estava Debret, pintor que passaria quinze anos no Brasil e se dedicaria a criar retratos da família real, cenário para teatro, além de empenhar-se na criação de uma academia de pintura na colônica portuguesa da América. Sua maior obra foi "Viagem pitoresca e histórica ao Brasil", na qual reuniria uma riquíssima iconografia da sociedade que conheceu nos trópicos. 

Veja nessa história franco-brasileira agora recontada em quadrinhos por que Debret acabou se convertendo no primeiro mestre dos cartunistas brasileiros.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email