quarta-feira, 12 de julho de 2017
Título original: A Grande Arte
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Companhia Das Letras
Ano: 1994
Comprar: Somente digital nas livrarias Saraiva e Amazon


Resenha:

Se você gosta de uma trama policial psicológica envolvente, repleta reviravoltas e violência explícita, com personagens típicos do submundo brasileiro e boliviano. Sugiro que você continue lendo está resenha, caso contrário, pare agora!!!

A narrativa mistura linguagem coloquial quase grosseira com uma linguagem erudita onde alguns personagens fazem citações mitológicas, jurídicas, sobre xadrez, uso de facas e muito vinho. Uma loucura sem fim e ao mesmo tempo posse se aprender sobre uma variedade de assuntos e histórias, como já disse uma loucura.

Narrado em primeira pessoa pelo personagem principal, Mandrake, uma figura, advogado, envolvente, sacana, apaixonante, atrevido, cara-de-pau, divertido, abusado, atrevido, cínico, mulherengo e com dom para detetive. Há momentos que você ama e odeia, como qualquer bom personagem realista.

A história está dividida em dua partes, a primeira: a prostituta Gisele, vai ao escritório de advocacia dos sócios Mandrake e Wexler, a moça quer contratar os advogados para defendê-la, ela tentará com uma fita de vídeo chantagear Roberto Mitry, que faz parte de uma facção criminosa. Mas os advogados não aceitaram o caso, principalmente Mandrake.

Alguns dias após o encontro no escritório de advocacia, Gisele é encontrada morta, assim como sua amiga e massagista, Danusa, ambas mortas e com uma marca no rosto, cada uma teve a letra P desenhada na bochecha com uma faca.

A partir destas mortes muitas outras vão se sucedendo, todas parecem estar relacionadas e o advogado-detetive acaba no olho do furação. Depois de sofrer um atentado onde ele é esfaqueado e sua namorada estrupada, Mandrake jura vingança, além é claro de tentar desvendar os mistérios que envolvem tantos assassinatos.

A segunda parte começa com um flashback que explica a origem familiar do chefe da organização. E volta para presente, onde as investigações de Mandrake que o levaram para Bolívia também o levaram a encabeçar uma vasta lista de pessoas que são consideradas para uma espécie de queima de arquivo.

Assim podemos concluir o obvio, todos os assassinatos foram queima de arquivo, mas os porquês não vou contar, terá que ler e descobrir, além é claro de descobrir o que acontece com Mandrake suas mulheres e seu sócio Wexler.

RECOMENDADÍSSIMO!!!!



Contra Capa:

Apenas a letra P, traçada a ponta de faca no rosto de uma prostituta assassinada. “Não haveria impressões digitais, testemunhas, quaisquer indícios que o identificassem. Apenas sua caligrafia.”

Para decifrar essa escrita perversa, o advogado Mandrake - um dos grandes personagens da nossa literatura contemporânea - lança-se em uma frenética aventura pelo lado sombrio da metrópole, enquanto, de mão em mão, as facas cumprem sua faina silenciosa e mortal. 

Através de uma narrativa na qual se entrelaçam indissoluvelmente a trama policial, os círculos da alta sociedade, o submundo do crime e o desejo sexual, Rubem Fonseca compõe um grande romance, tão preciso e contundente em sua arte quanto uma aguçada lâmina de aço.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email