quarta-feira, 12 de julho de 2017
Título original: A Grande Arte
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Companhia Das Letras
Ano: 1994
Comprar: Somente digital nas livrarias Saraiva e Amazon


Resenha:

Se você gosta de uma trama policial psicológica envolvente, repleta reviravoltas e violência explícita, com personagens típicos do submundo brasileiro e boliviano. Sugiro que você continue lendo está resenha, caso contrário, pare agora!!!

A narrativa mistura linguagem coloquial quase grosseira com uma linguagem erudita onde alguns personagens fazem citações mitológicas, jurídicas, sobre xadrez, uso de facas e muito vinho. Uma loucura sem fim e ao mesmo tempo posse se aprender sobre uma variedade de assuntos e histórias, como já disse uma loucura.

Narrado em primeira pessoa pelo personagem principal, Mandrake, uma figura, advogado, envolvente, sacana, apaixonante, atrevido, cara-de-pau, divertido, abusado, atrevido, cínico, mulherengo e com dom para detetive. Há momentos que você ama e odeia, como qualquer bom personagem realista.

A história está dividida em dua partes, a primeira: a prostituta Gisele, vai ao escritório de advocacia dos sócios Mandrake e Wexler, a moça quer contratar os advogados para defendê-la, ela tentará com uma fita de vídeo chantagear Roberto Mitry, que faz parte de uma facção criminosa. Mas os advogados não aceitaram o caso, principalmente Mandrake.

Alguns dias após o encontro no escritório de advocacia, Gisele é encontrada morta, assim como sua amiga e massagista, Danusa, ambas mortas e com uma marca no rosto, cada uma teve a letra P desenhada na bochecha com uma faca.

A partir destas mortes muitas outras vão se sucedendo, todas parecem estar relacionadas e o advogado-detetive acaba no olho do furação. Depois de sofrer um atentado onde ele é esfaqueado e sua namorada estrupada, Mandrake jura vingança, além é claro de tentar desvendar os mistérios que envolvem tantos assassinatos.

A segunda parte começa com um flashback que explica a origem familiar do chefe da organização. E volta para presente, onde as investigações de Mandrake que o levaram para Bolívia também o levaram a encabeçar uma vasta lista de pessoas que são consideradas para uma espécie de queima de arquivo.

Assim podemos concluir o obvio, todos os assassinatos foram queima de arquivo, mas os porquês não vou contar, terá que ler e descobrir, além é claro de descobrir o que acontece com Mandrake suas mulheres e seu sócio Wexler.

RECOMENDADÍSSIMO!!!!



Contra Capa:

Apenas a letra P, traçada a ponta de faca no rosto de uma prostituta assassinada. “Não haveria impressões digitais, testemunhas, quaisquer indícios que o identificassem. Apenas sua caligrafia.”

Para decifrar essa escrita perversa, o advogado Mandrake - um dos grandes personagens da nossa literatura contemporânea - lança-se em uma frenética aventura pelo lado sombrio da metrópole, enquanto, de mão em mão, as facas cumprem sua faina silenciosa e mortal. 

Através de uma narrativa na qual se entrelaçam indissoluvelmente a trama policial, os círculos da alta sociedade, o submundo do crime e o desejo sexual, Rubem Fonseca compõe um grande romance, tão preciso e contundente em sua arte quanto uma aguçada lâmina de aço.

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger