segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Título: 1808 
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Ano: 2009
Comprar: Nos seguintes sites: Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha 


Resenha:

Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. 

Com muito bom humor, podemos visualizar as diferenças históricas do texto, estamos habituados a receber as informações da fonte oficial, que nem sempre é a mais precisa e real. Assim a visão que temos da família real e principalmente de D. João é outra.

As “caricaturas” de D. João feitas até agora, com certeza têm um fundo de verdade, mas não mostra, obviamente, o outro lado do monarca. Não só por ter enganado Napoleão, mas, por suas atitudes em momentos críticos.

Acredito que devemos levar em conta que D. João não foi preparado para ser um rei, este cabia a seu irmão mais velho, o sucessor natural. Mas por uma sandice e ignorância da rainha, D. Maria I, seu herdeiro natural do trono, D. José, morreu de varíola em 1788.

Com essa perda inesperada, D. João foi obrigado a suceder a mãe, mesmo não tendo o “dom” natural para governar.

É muito interessante observar como o Brasil, no período colonial, já tinha problemas profundos em relação aos impostos e com a corrupção. De certo modo, posso dizer que nada mudou desde os idos de 1808.

Mas é notório que devemos muito a D. João, pois este país jamais seria uma nação com dimensões continentais  e  falando a mesma língua se não fosse as boas intenções e influencias do monarca.

Ele também nos proporcionou os primeiros momentos culturais e arquitetônicos, as primeiras e mais pelas obras e arquivos culturais, como a Biblioteca Nacional. Até hoje, podemos ir às cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, e nos deparamos com várias obras e monumentos construídos sobre suas ordens, que são patrimônios culturas e arquitetônicos do Brasil.  

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Subtítulo:

“Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.”.



Contra Capa:

1808

Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempos de guerra, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar dooutro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colônias imensas em diversos continentes, até aquele momento nenhum rei havia colocado os pés em seus territórios ultramarinos para uma simples visita - muito menos para ali morar e governar. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos de sua monarquia da noite para o dia, como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colônia de Portugal.



Obs.: este ano, 2014, saiu uma nova edição deste livro pela editora Globo Livros.

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger