sábado, 2 de maio de 2015
Título: Henfil nas Eleições: ARENA USARÁ TRI NA CAMPANHA!
Autor: Henfil
Editora: Santuário 
Ano: 1994
Comprar: Infelizmente só nos sebos.


Resenha:

O título já diz tudo, são charges sobre eleições. Irônicas, inteligentes e divertidas. Como tudo que o Henfil fez, por mais que o assunto seja sério, o humor está sempre presente. E nós agradecemos.

As charges são sobre eleitor indeciso; eleitor mecânico; eleitor arrependido; eleitor de primeira vez; eleitor inconsciente; eleitor apertado; eleitor revoltado; eleitor de cabresto; eleitor do Amazonas; o horário eleitoral e eleições americanas.

Foi assim, desta forma que Henfil brincou e ao mesmo tempo conscientizou a todos com suas charges bem-humoradas, realistas e críticas.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

"Você vai torcer
aí do Céu
e nós vamos votar
aqui na Terra
para ver se a democracia
funciona para melhorar
a vida de nossa gente."



Sinopse:

Rio de Janeiro, 26 de julho de 1994

Querido Henfil:

Desde que você se foi muitas coisas aconteceram por aqui. Umas boas ou ótimas e outras que a gente fica com vergonha de ser brasileiro. 

A miséria continua, mas a solidariedade se manifestou de forma surpreendente. Um terço da sociedade brasileira participa da Ação da Cidadania de alguma forma! É muita gente! Morrem crianças de fome em toda parte, as da rua continuam dormindo debaixo das marquises. A Graúna passou uma fome danada lá no Nordeste, quase morreu de sede e de revolta. Ficou brava. O Bode Orelana comeu grama seca e ficou uma fera. O Baixinho tem mania de gritar "Assalto!" na entrada do Túnel Rebouças e o Cumprido foi acusado pela esquerda de pregador da utopia. Eles estão sentindo sua falta.

Tem gente aqui que vive com medo de assalto, de seqüestro, da violência, mas continua naquela boa vida se lixando para o que acontece com os outros. Mas tem muita gente que dá duro para viver e inventa mil formas de ser brasileiro, apesar de tudo.

Ganhamos o Tetra e o Brasil virou uma loucura de alegria. E foi aí que a gente resolveu convocá-lo. Afinal, você já deve ter descansado demais aí no Céu, comendo maná e contando piadas para os anjos. O Ivan escolheu as charges, a Casa do Hemofílico teve a idéia, e a Ação da Cidadania entrou no pedaço. Todo o dinheiro deste livro vai para a Campanha Contra a Fome e a Miséria.

Você vai torcer aí do Céu e nós vamos votar aqui na Terra para ver se a democracia funciona para melhorar a vida de nossa gente.

A família, agora menor com sua partida, do Chico e da Zilá, continua firme. Dona Maria anda bem esquecida das coisas e o resto está tudo bem. Todos mandam lembranças e sentem muitas saudades de você. Mas, pode ter certeza, um dia a gente se vê. Abraços para todos aí em cima.

Segue o seu exemplar com um abração do mano
Betinho



Unir o útil ao agradável. Era isso que meu pai gostava de fazer. Fazia o que gostava, é tão bem que vivia disso, mas também usava seu desenho para ajudar qualquer tipo de movimento que fosse justo, numa época diferente da atual, em que, na política, só existiam: situação (Arena), representando o governo militar, e oposição (MDB).

Neste livro, você também vai poder unir o útil ao agradável. Poderá ter alguns momentos de distração e diversão, e ainda estará colaborando com a campanha contra a fome.

Ivan Cosenza de Souza  

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger