terça-feira, 27 de outubro de 2015
Título: Hiroshima: Meu Humor
Autor: Henfil
Editora: Geração
Ano: 1994
Comprar: Nos seguintes sites: Amazon, Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Livraria Folha 


Resenha:

Henfil como sempre genial, neste livro podemos nos deliciar com humor crítico que é uma característica marcante nos quadrinhos do cartunista.

Este livro reúne as charges do ano de 1965. Ano que o autor foi agraciado com o prêmio "CID" como melhor chargista mineiro.

Os assuntos são variados como: Guerra no Vietnã e Outras Guerras, Datas Comemorativas do Calendário, Segurança Pública, Futebol, Concílio, Ku-Klux-Klan, Astronautas, Animais, Políticos, Lacerda, Morte, entre outros assuntos.

Tudo com muito humor e uma saudade dolorida deste mineiro maravilhoso.

RECOMENDADÍSSIMO!!



Contra Capa:

"Morro, mas meu desenho fica"
-Henfil



Sinopse: 

História 
resgatada

A imprensa brasileira, como nenhuma outra, dá inusitada importância às efemérides, comemorações e datas redondas. Dez anos disso, vinte daquilo, cinquenta daquilo outro. Estranhamente, quase ninguém se lembrou dos 50 anos do Henfil. Talvez porque lembrar sua estúpida morte seja um incômodo para qualquer um de nós. Talvez porque não queiram, mesmo. Talvez porque estamos esquecendo tudo.

Henfil teria completado 50 anos em 1994, se não tivesse sido assassinado pela incompetência de nossos governantes, que levaram à saúde pública do Brasil ao caos. Henfil morreu de Aids contraída numa transfusão de sangue, num desses matadouros que ainda chamamos, não se sabe por que, de hospitais. 

Sua morte causou indignação, mas semanas depois ninguém falava mais disso. É outra praga de nossa cultura: brasileiro não tem memória, ou esquece tudo muito rápido. É doloroso admitir que Henfil está sendo esquecido. Enquanto foi vivo, este notável artista incursionou não só pelos quadrinhos críticos - seu ponto mais forte - mas também pela literatura, teatro, cinema e televisão.

A Geração Editorial, que está reeditando seus trabalhos clássicos - Fradim, Graúna, Ubaldo, o Paranóico - quer, com isso, manter viva a memória e a arte do grande Henfil.

Estamos meio solitários em nosso intento. Que coisa estranha: salvo Carlito Maia, que um dia comparou Henfil a Jesus Cristo, num evidente (e comovente) exagero, os muitos amigos de Henfil parece que não gostam de lembrar dele.

Não tem importância: seguimos com nosso projeto e estamos relançando agora este "Hiroshima, meu Humor", o livro de estréia de Henfil. É espantoso descobrir que, assim com Fradim, Graúna e Ubaldo, também este livro pode ser lido sem que pareça irremediavelmente datado.

Tem quase 30 anos e remete-se a fatos que parecem superados: o golpe de 64, a Guerra do Vietnã, o surgimento da pílula anticoncepcional, o comunismo e o anticomunismo, e por aí vai.

A leitura de "Hiroshima, meu Humor" é mais saborosa para quem viveu aqueles tempos, mas também a nova geração - esta que já vê os anos 60 e 70 como passado quase distante - pode deleitar-se com estes traços e estas palavras cortantes, está ironia fina, essa compaixão na própria crueldade, digamos assim, com que se contempla alguns fatos de nossa história.

"Hiroshima, meu Humor", não é só mais um livro antigo que se reedita. É algo precioso que se resgata do passado não como uma relíquia, uma homenagem a alguém que admiramos ou coisa parecida. É História. Pura História.
-Luiz Fernando Emediato
Editor

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger