terça-feira, 26 de agosto de 2014
Título original: The Catcher in the Rye
Título: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: J.D. Salinger
Tradução: Álvaro Alencar / Antônio Rocha / Jório Dauster
Editora: Editora do Autor
Ano: 1951
Comprar:Nos seguintes sites: Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha.


Resenha:

Comecei a ler este romance pelas razões mais idiotas que vocês podem imaginar. Claro que não irei mencioná-las, não quero me envergonhar e muito menos envergonhar quem estará lendo. Coisas de criança.

Admito que apesar das razões estapafúrdias, creio que fiz a melhor escolha ao lê-lo. Porque ele me fez refletir sobre  muitas coisas. Obviamente não tinha a menor ideia do assunto que se tratava no romance. Por isso, minha mente estava aberta, sem nenhuma idéia ou preconceito sobre o texto.

E não demorou muito, nas primeiras páginas fui arrebatada pelo senso de humor e pela revolta obvia de um adolescente como  Holden. 

Hoje compreendo os momentos líricos e toda a revolta de Holden.

Além do texto em si, O Apanhador no Campo de Centeio, é um livro que mexe com as pessoas e as inspiram, para o bem e para o mal. 

Por exemplo: 

O assassino de John Lennon, carregava consigo um exemplar do livro e chegou a declarar que se inspirou numa passagem da obra para matar John. 

O atirador que tentou matar Ronald Reagan em 1981, chegou a afirmar que também se inspirou no livro para cometer o atentado.

No filme "Teoria da Conspiração", Mel Gibson é um taxista psicótico com mania de perseguição, além de tudo tem uma compulsão, comprar o mesmo livro diariamente, adivinha qual é o livro "O Apanhador no Campo de Centeio".

Já o Green Day gravou em 1992, no seu segundo álbum intitulado Kerplunk! a música Who Wrote Holden Caulfield?, baseada no livro.

O desenho South Park teve o episódio "A Historia de Scrootie Sodomita" baseado na obra. 

O CD Chinese Democracy (2008) do Guns N' Roses possui uma faixa intitulado "Catcher In The Rye".

Acredito que todos estes fatos pontuam a importância e a inspiração que este livro provoca.

RECOMENDADÍSSIMO!!!

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email