segunda-feira, 20 de abril de 2015
Título original: This Side Of Paradise
Título: Este Lado do Paraíso 
Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura 
Editora: Abril
Ano: 2004
Comprar: Nos seguintes sites: Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha 


Resenha:

Quando leio um livro de F. Scott Fitzgerald sempre me sinto órfã de uma geração e de um período rico e ao mesmo tempo extremamente conturbado. (mesmo que está geração seja dos meus avós)

Os Estados Unidos da América de Fitzgerald apenas engatinhava para ser tornar o centro do mundo, quando foi lançado "Este Lado do Paraíso", mal sabia o autor que antes o país passaria pela maior crise economia de sua História.

O livro conta a história do jovem Amory Blaine. Garoto rico, bonito, inteligente e arrogante. Um chato e irritantemente encantador. Ele é fruto do que os intelectuais chamam de "geração perdida" americana.

Geração está que estava encantada com o progresso e suas máquinas. Mas ao mesmo tempo inconformada e inquieta com a situação do país e a austeridade dos mais velhos.

O personagem Amory vive dois momentos muito distintos o antes e o depois da Primeira Guerra Mundial. O primeiro com deslumbramento típico da juventude é uma obsessão por ascensão social. O segundo momento pela desilusão causada pelo fim da Guerra e a falta de perspectiva de mudança no cenário norte americano. Tudo isso porque o pior ainda estaria por vir, a depressão de 1929, quando a quebra da bolsa de valores em New York, provoca a maior crise economia americana e mundial.

Não há dúvida que este romance é uma aula de contracultura da década de 20, onde a juventude buscou novas formas de viver e tentou se distanciar do convencional e das caretices de seus pais, isso tudo com muito glamour e angústia.

RECOMENDADÍSSIMO!!!!



Contra Capa:

ESTE LADO DO PARAÍSO conta a história de Amory Blaine, um rapaz boa-pinta e inteligente, mas narcisista e arrogante. Aluno da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Amory passa o tempo farreando com os amigos. Ou atrás de um belo rabo-de-saia, como a mimada Rosalind, uma paixão fulminante que o marcará para sempre. Com forte tom autobiográfico e um texto vibrante, o romance de estréia do americano F. Scott Fitzgerald (1896-1940) transformou o escritor em uma celebridade da noite para o dia. Lançado em 1920, o livro é um pungente retrato da "geração perdida", como ficou conhecida a lavra de artista americano que chegou à idade adulta nesse conturbado período. Eram jovens desiludidos com a guerra e descontentes com os rumos de seu país. E que buscavam desesperadamente - na arte, no auto-exílio e nos excessos - um novo sentido para vida.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email