terça-feira, 14 de julho de 2015
Título original: The Dark Arena
Título: A Guerra Suja
Autor: Mario Puzo
Tradução: Áurea Weissenberg
Editora: Record
Ano: 1955
Comprar: Infelizmente só nos sebos.


Resenha:

Este é o primeiro livro de Mario Puzo, para quem está costumado com O Poderoso Chefão, pode não gostar de A Guerra Suja. Particularmente adoro. Acho o livro um relato fiel de uma Alemanha devastada e subjugada pelos americanos após a derrota na Segunda Guerra Mundial.

A obra conta a história de Walter, jovem soldado americano, que se alista ao exercício com o idealismo de combater o nazismo que oprimia os judeus. Infelizmente, ele logo foi corrompido pelos horrores da Guerra. É assim se tornando um homem sem escrúpulos, frio e que gosta de matar.

Com o fim da Guerra ele volta pra casa, mas não consegue se adaptar ao seu antigo estilo de vida americano. A família e a noiva o sufocam, para fugir desta prisão que se tornou seu próprio país, ele volta para Alemanha. E encontra uma Alemanha devastadas e sua amante alemã que havia deixado grávida.

Hella, jovem alemã, que Walter havia abandonado, quando voltou ao seu país. Perdeu o bebê em sua ausência e agora vive na penúria. Sem muitas alternativas o soldado convida a jovem para morar com ele no alojamento dos soldados americanos.

Vivendo com o bom é o melhor que um alojamento americano pode oferecer, Hella engravida outra vez. Assim sendo o exército e o governo americano autorizam o casamento de Walter e Hella. 

Com essa nova situação eles se mudam do alojamento para uma casinha, onde vão dividi-la com uma viúva. No novo lar, o casal vai viver um momento perfeito, onde podem ignorar o que está acontecendo fora de sua perfeita residência.

Mas infelizmente, ninguém consegue camuflar a realidade por muito tempo. É o caos bate à porta da vida perfeita, e destrói tudo com sua realidade imperfeita. Num final surpreendente.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

A GUERRA SUJA

No mundo traumatizado do após-guerra,
um jovem soldado, marcado pela terrível experiência 
que ele é o mundo acabavam de viver, ambicionava
o dinheiro, as mulheres e o poder.
Desalmado, frio, gostava de negócios escusos
e não tinha medo de matar.

Num mundo de poder sem limites
e de influências sem escrúpulos, um mundo fora,
além e acima da lei, ele tinha agora ocasião de
pôr em pratica tudo o que aprendera:
as regaras da traição e da lealdade,
da violência e da astúcia.

Considerada pela crítica uma das
melhores obras publicadas sobre o após-guerra,
este admirável romance é mais um sucesso
do consagrado
Mario Puzo
autor de O poderoso chefão, O siciliano, 
O Imigrante feliz, e Os tolos morrem antes.



Citação:

"País e mestres, pergunto a mim mesmo, 'Que é inferno?' E afirmo: É a incapacidade de amar."

"Oh, há os que permanecem orgulhosos e violentos mesmo no inferno, apesar do conhecimento exato e da contemplação da verdade absoluta; há alguns temíveis, que se entregam totalmente a Satã e ao seu espírito altivo. Para este, o inferno é voluntário e eterno; são torturados por sua livre escolha, pois amaldiçoaram a si mesmos, amaldiçoando Deus e a vida. Vivem de seu orgulho vingativo como um homem faminto surfa no deserto seu próprio sangue. Mas estão sempre insatisfeitos, recusam o perdão, amaldiçoam Deus que os chama. Não podem contemplar o Deus vivo sem ódio e clamam que o Deus da vida deveria ser aniquilado, deveria destruir a Si mesmo e a Sua própria criação. E arderão para sempre no fogo da própria irá, ansiando pela morte e destruição. Mas não conseguirão a morte..."

Os Irmãos Karamazov
FYODOR  DOSTOEVSKY

0 comentários:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger