terça-feira, 14 de julho de 2015
Título original: The Dark Arena
Título: A Guerra Suja
Autor: Mario Puzo
Tradução: Áurea Weissenberg
Editora: Record
Ano: 1955
Comprar: Infelizmente só nos sebos.


Resenha:

Este é o primeiro livro de Mario Puzo, para quem está costumado com O Poderoso Chefão, pode não gostar de A Guerra Suja. Particularmente adoro. Acho o livro um relato fiel de uma Alemanha devastada e subjugada pelos americanos após a derrota na Segunda Guerra Mundial.

A obra conta a história de Walter, jovem soldado americano, que se alista ao exercício com o idealismo de combater o nazismo que oprimia os judeus. Infelizmente, ele logo foi corrompido pelos horrores da Guerra. É assim se tornando um homem sem escrúpulos, frio e que gosta de matar.

Com o fim da Guerra ele volta pra casa, mas não consegue se adaptar ao seu antigo estilo de vida americano. A família e a noiva o sufocam, para fugir desta prisão que se tornou seu próprio país, ele volta para Alemanha. E encontra uma Alemanha devastadas e sua amante alemã que havia deixado grávida.

Hella, jovem alemã, que Walter havia abandonado, quando voltou ao seu país. Perdeu o bebê em sua ausência e agora vive na penúria. Sem muitas alternativas o soldado convida a jovem para morar com ele no alojamento dos soldados americanos.

Vivendo com o bom é o melhor que um alojamento americano pode oferecer, Hella engravida outra vez. Assim sendo o exército e o governo americano autorizam o casamento de Walter e Hella. 

Com essa nova situação eles se mudam do alojamento para uma casinha, onde vão dividi-la com uma viúva. No novo lar, o casal vai viver um momento perfeito, onde podem ignorar o que está acontecendo fora de sua perfeita residência.

Mas infelizmente, ninguém consegue camuflar a realidade por muito tempo. É o caos bate à porta da vida perfeita, e destrói tudo com sua realidade imperfeita. Num final surpreendente.

RECOMENDADÍSSIMO!!!



Contra Capa:

A GUERRA SUJA

No mundo traumatizado do após-guerra,
um jovem soldado, marcado pela terrível experiência 
que ele é o mundo acabavam de viver, ambicionava
o dinheiro, as mulheres e o poder.
Desalmado, frio, gostava de negócios escusos
e não tinha medo de matar.

Num mundo de poder sem limites
e de influências sem escrúpulos, um mundo fora,
além e acima da lei, ele tinha agora ocasião de
pôr em pratica tudo o que aprendera:
as regaras da traição e da lealdade,
da violência e da astúcia.

Considerada pela crítica uma das
melhores obras publicadas sobre o após-guerra,
este admirável romance é mais um sucesso
do consagrado
Mario Puzo
autor de O poderoso chefão, O siciliano, 
O Imigrante feliz, e Os tolos morrem antes.



Citação:

"País e mestres, pergunto a mim mesmo, 'Que é inferno?' E afirmo: É a incapacidade de amar."

"Oh, há os que permanecem orgulhosos e violentos mesmo no inferno, apesar do conhecimento exato e da contemplação da verdade absoluta; há alguns temíveis, que se entregam totalmente a Satã e ao seu espírito altivo. Para este, o inferno é voluntário e eterno; são torturados por sua livre escolha, pois amaldiçoaram a si mesmos, amaldiçoando Deus e a vida. Vivem de seu orgulho vingativo como um homem faminto surfa no deserto seu próprio sangue. Mas estão sempre insatisfeitos, recusam o perdão, amaldiçoam Deus que os chama. Não podem contemplar o Deus vivo sem ódio e clamam que o Deus da vida deveria ser aniquilado, deveria destruir a Si mesmo e a Sua própria criação. E arderão para sempre no fogo da própria irá, ansiando pela morte e destruição. Mas não conseguirão a morte..."

Os Irmãos Karamazov
FYODOR  DOSTOEVSKY

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto

Sou Jornalista, artesã, corredora(pelo menos tô começando), leitora fanática..., mas tem a cara de pau de achar que ainda pode dar conta de um blog, acredita?

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Follow by Email