quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Título: Soy Loco Por Ti, América!
Autor: Marcos Rey
Apresentação João Antônio 
Editora: Global 
Ano: 2005
Comprar: Nos seguintes sites: Americanas, Submarino, Livraria Saraiva, Livraria Cultura e Livraria Folha


Resenha:

São sete contos que Marcos Rey coloca todo seu estilo, todo os seus marginais e seus particulares. E cada conto é dedicado a alguém, vamos aos contos:

A enguia
Para Walter George Durst

O crime perfeito, durante anos sem que ninguém desconfiasse. Até que o marginal tenta expressar sua bondade, sua solidariedade. Como diz o ditado: ...quando a esmola é demais o santo desconfia.


O locutor da madrugada
Para Beatriz Camargo Rocha Correa 

Mulher que sempre está sozinha e frustrada, sempre faz loucuras, sem medir as consequências. O problema é quando ela fica imaginando, sonhando. Mas quando dá de frente com a realidade, percebe que o sonho é mil vezes melhor.


O bar dos cento e tantos dias
Para Jair Bittencourt

O bar dos desocupados e desempregados. São todos amigos quando estão na pior, precisando de ajuda, mas quando um deles sai da lama, este esquece completamente os pobres coitados que ficaram no bar.


A escalação 
Para Lenita Miranda de Figueiredo

Nojento. Simplesmente não tenho estômago para um grupo de pseudo-intelectuais, que fazem qualquer coisa para ficar diante dos holofotes, pra serem as celebridades da vez. 


O adhemarista 
Para Pedro Berilacqua

Os fanáticos são um perigo constante para humanidade. Pior quando estes estão ligados à política. Fico escandalizada como essas pessoas perdem o bom senso, a noção da realidade, a cabeça e a razão.


Primeira epístola aos difamadores
Para Paulo Bento Nogueira

Amigo traidor, safado! Mas o pior de tudo é a covardia da pessoa, como consegue? Não consegue enxergar seus erros, acredita que tudo que faz é com boas intenções. Como diz o ditado: ...de boas intenções o inferno está cheio.

Soy loco por ti, América!
Com música de Gilberto Gil, 
interpretada por Caetano Veloso

Uma festa, com muito álcool e éter, só poderia dar numa série de conflitos. Como diz o autor: ...conflitos orais e musculares, oriundos de choques e entrechoques de idéias ou consequências de antigas ou instantâneas antipatias...



Contra Capa:

Retratista da cidade de São Paulo e de toda uma época, Marcos Rey registra em sua obra os elementos humanos e culturais que moldam o próprio país.

Em Soy loco por ti, América! Ele resgata personagens de um tempo que estava chegando ao fim e exercita o humor, que diz ter aprendido com Machado de Assis: "Todo drama tem de ter uma boa dose de humor, a melhor forma de apresentar uma crítica".

São sete contos em que o autor, com seu estilo vigoroso, nos apresenta um quadro sem retoques da sobrevivência humana: "dessa máquina de moer gente ninguém sairá inteiro".



Sinopse:

"(...) Nas sete histórias de Soy loco por ti, America!, a temática é o capitalismo selvagem de nossas grandes capitais. E que não deram certo - sujeitas a um 'desenvolvimento' forçado, apressado e imediatista, sem nenhum tempo de defasagem e, muito menos, de preparação humana. O caleidoscópio de Marcos Rey reflete uma feira de ilusões, e necessidades, atropelada pelo ritmo de seus problemas. Logo, insuportável e neurotizante: dessa máquina de moer gente ninguém sairá inteiro, sejam falsários, radialistas da madrugada, esposas mal-amadas, publicitários ou escribas mambembes, atores, atrizes e diretores, cabos eleitorais ou motoristas de táxi, prostitutas ou cafetinas, ricos, pobres, dependentes e pingentes urbanos e até os alegres rapazes e menininhas em flor pré-64, da lamentável esquerda-festiva-etílico-lítero-perfumada-musical. Uma qualidade apreciável acompanha esse conteúdo fecundo - despojamento completo. Sequer há truncarem ou golpes de estilo e pesar de que, Marcos Rey, sustenta-se como um dos autores de maior fabulação entre os que escrevem sobre sobrevivência urbana nos dias que correm."

Um comentário:

Facebook

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

Pesquise no blog

Meus livros no Skoob

Instagram

Popular Posts

Goodreads

Adriana's books

This Calder Sky
5 of 5 stars
Os Donos da Terra Janet Dailey Isabel Paquet de Araripe A Saga da Família Calder 01 Record 1983 Já devo ter mencionado, em outra resenha de algum livro da Janet Dailey, mas é necessário reforçar. Os personagens que está autora cria são ...
The Unexpected Millionaire
5 of 5 stars
Inesperado Susan Mallery The Million Dollar Catch 02 Harlequin 2014 Meu Deus!!! Como não se apaixonar por Willow? Impossível, é uma personagem cativante, hilária, espertinha, carinhosa e solidária. Não é atoa que Kane se apaixona d...
Das Kartengeheimnis
5 of 5 stars
O Dia do Curinga Jostein Gaarder Cia. Das Letras Ano: 1999 Já vou avisando, qualquer exagero, disparate, heresia ou algo que valha; escrito por mim nesta resenha, não pode ser classificado com absurdo, ok? Porquê? Muito simples. Sou ...
1808
5 of 5 stars
1808 Laurentino Gomes Planeta 2009 Apesar de estar ligado à história, Laurentino Gomes não é historiador ou biografo. Ele é jornalista. Por isso, talvez, posso dizer que este livro tem uma linguagem e uma compreensão dinâmica. Com mu...
Dance to the Piper
5 of 5 stars
Maddy Nora Roberts Os OHurley 02 Harlequin 2014 Não há dúvidas que Maddy é a mais maluquinha das trigêmeas. Identifiquei-me com muito com ela. É uma pessoa positiva, sem medo de arriscar e encarar o desconhecido. Quando se apaixona...

goodreads.com

Translate

Powered By Blogger